Pages

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cuidado com os aperitivos!

A previsão do tempo indica um fim de semana de sol e calor, com máximas de 30° em São Paulo. Se você vai aproveitar o clima para ir à praia, ao clube ou pegar uma piscininha em casa mesmo, saiba que isso pode te custar uns quilinhos a mais.

Para quem está de casamento marcado, ou convidado para uma festa, e na luta contra a balança, veja essas dicas sobre os “inofensivos” petiscos que adoramos saborear:

Amendoim: uma colher de sopa desse grão tem cerca de 100 calorias. E, convenhamos, ninguém consome uma quantidade pequena quando está de frente para o mar. Além disso, a maioria das versões é salgada, aumentando o risco de desidratação, ainda mais aliada àquela cervejinha.

Biscoito de polvilho: apesar de parecer saudável, o salgado tem cerca de 460 calorias em 100 gramas. Assim como o amendoim, tem bastante sódio. Se escolher repartir um pacote com os amigos, lembre-se de se hidratar bem com água ou sucos naturais.

Frituras: pastéis, acarajés, espetinho de camarão, coxinhas e uma infinidade de outras guloseimas estão sempre a disposição na praia. Muitas calorias e ainda um problema sério: o óleo. Com o grande movimento, muitas vezes ele é reutilizado ou então fica o dia todo em alta temperatura. Isso satura o óleo e isso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Milho verde: essa é uma boa pedida. Cada espiga com uma colher de sopa de manteiga tem, em média, 130 calorias. O grão também é nutritivo e é capaz de matar a fome e manter a saciedade por mais tempo. Se quiser emagrecer o petisco, diminua a quantidade de manteiga e peça para colocar nenhum ou pouco sal.

Picolés: nem é preciso dizer que os de frutas são menos calóricos e ainda contribuem com a hidratação nos dias ensolarados. Mas quem resiste ao picolé de chocolate, daqueles bem elaborados? Não é pecado algum consumir, desde que se tenha bom senso na quantidade e na frequência.

Queijo coalho: além de calóricos, 200 calorias por espeto, ainda há riscos de contaminação. Se escolher essa opção, veja bem como são guardados os espetos sem assar e também a higiene do vendedor. Caso prefira, troque por um lanche natural que tem as mesmas calorias e é mais saudável.

O ideal é elaborar seu próprio lanchinho, mas sem fazer aquela farofa na beira da piscina ou na areia. Palitos de cenoura ou pepinos, pequenos sanduíches de pão integral e frutas picadas, desde que colocados em uma caixa térmica, são opções para esses momentos de sol e calor.

É isso meninas!

1 comentários:

Anônimo disse...

Manter a forma pro grande dia realmente não é fácil...O pior é manter depois de casada...

Postar um comentário